Informação - Integração - Imparcialidade

- Advertisement -

Depressão na terceira idade: Como ajudar os idosos em depressão

 

Depressão é um problema silencioso que muitas vezes passa despercebido entre os familiares. Os idosos também podem sofrer de depressão e, como nesta fase já não estão em plena atividade, quase sempre as famílias não percebem o que pode estar acontecendo. A psicanalista Cristiane Medina, conta que é um desafio diário entender quem sofre com isso, envolve paciência, carinho e muito conhecimento para que não gere consequências clínicas e emocionais graves. Saiba algumas dicas para identificar depressão em idosos:

A Dra. Cristiane conta que é importante observar a persistência de alguns sintomas depressivos, como perda de vigor e de alterações hormonais significativas para intervir precocemente por meio de ajuda profissional, assim como contribuir com atitudes que possam trazer novamente a alegria de viver para os idosos.

A depressão pode ser também por fatores circunstanciais, como perda do cônjuge, familiares, a morte de amigos da mesma geração, essas causas podem gerar tristeza crônica e perda da vontade de viver.

Outros sintomas são alterações do apetite, irritabilidade frequente, baixa autoestima, mudanças bruscas de humor, modificações no perfil de sono (insônia ou sonolência diurna), desmotivação para as atividades diárias etc.

Como ajudar

A Dra. Cristiane explica que a depressão é considerada uma doença incapacitante e não deve ser vista como fraqueza por parte dos indivíduos. Além da tristeza profunda, existem modificações mentais que precisam ser controladas.

É preciso estar sempre perto, animar, buscar levantar o ânimo do idoso. Os familiares e amigos devem incentivar a análise e apoiar esses pacientes para evolução do tratamento. A análise é uma ferramenta com efetividade significativa, pois se aprofunda nos aspectos presentes e contribui para entender se o problema tem relação com questões mal resolvidas do passado que contribuíram para o estado atual.

Dra Cristiane Medina atende na Zona Sul do Rio de Janeiro. Contatos pelo telefone 2198340-0241

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

×
Ola
Mande sua noticia