Informação - Integração - Imparcialidade

- Advertisement -

Paixão de Ler vai até o dia 11 de novembro

Ainda dá tempo de conferir a programação da 26ª edição do Paixão de Ler, campanha de incentivo à leitura e promoção da literatura, realizada pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura. Até 11 de novembro, o público vai mergulhar num universo de histórias, temas e reflexões em uma programação com mais de 100 atividades, entre oficinas, exposições, debates, saraus, contação de histórias, palestras e encontros com escritores. Com agenda para crianças e adultos, a programação é inteiramente gratuita e será realizada em bibliotecas e equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura.
 
O tema da 26ª Paixão de Ler é  “Trilhas Literárias – Identidades Culturais”, que valoriza a diversidade cultural e a preservação da memória e dos patrimônios culturais brasileiros. O público poderá trocar experiências com tribos indígenas, aprender sobre a cultura cigana, samba e carnaval, história e cultura afro-brasileiras, entre outros temas. Debates contemporâneos, como o combate à pedofilia e a recuperação de dependência química também estão entre os temas a serem abordados em bate-papos com autores. A literatura infanto-juvenil e para adultos estarão presentes nas diversas atividades.
 
A lista completa de atividades pode ser conferida no site http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/. Confira a seguir toda a programação e os respectivos serviços:
 
26 DE OUTUBRO
 
 ESPETÁCULO BELEZA NEGRA– Contação com o tema da “união dos povos”, um dos temas mais contemporâneos e reivindicados no sistema educacional mundial, combatendo a discriminação e conscientizando que o Brasil é um país multiétnico, ressaltando e homenageando as grandes personalidades negras da história nacional e mundial. Sexta-feira, 26/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade – MEL).
 
PEQUENINOS POVOS ORIGINAIS– Contação de  histórias da mitologia indígena da Tribo Bororo, e cantigas da Tribo Nukini. Sexta-feira, 26/10, às 10h e às 13h na  Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá).
 
DEDO DE PROSA- CONTOS PARA ADULTOS (E JOVENS) – Apresentação de contos populares que trazem reflexões sobre afeto, amor, coragem e confiança. As histórias selecionadas para essa apresentação são O Mascate de Swafham, na versão que se encontra no livro “Histórias de Encantamento” do autor Hugh Lupton, da editora Martins Fontes; O Leão Irritado, versão do livro “Contos e Lendas Orientais” de Malba Tahan, O rato medroso e o Pajé, que está no livro “As Fabulosas Fábulas de Iauaretê”, de Kaká Werá, da Editora Peirópolis e o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, do livro homônimo de Mem Fox e Julie Vivas. Sexta-feira, 26/10, às 10h, na Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá) – Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim) e no dia 06/11, terça-feira, às 10h, para o público da  Casa Emilien Lacay – Rede Cruzada, em parceria com a Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá).
 
BORDANDO A VIDA– Oficina de bordado e poesia destinada a pessoas de qualquer idade, cujo objetivo é bordar frases, versos e poemas do autor Machado de Assis, em juta, com materiais e linhas de chita. Os materiais de bordado serão levados pela ministrante, sem custos para os participantes. Sexta-feira, 26/10, às 15h. Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.
 
LENDÁRIO POÉTICO DO CORDEL- Retira das páginas dos folhetos de autores consagrados e novos autores, poemas para serem interpretados teatralmente. Tem como proposta fundamental a integração de crianças e jovens com a POESIA DE CORDEL, ampliando o acesso ao universo literário motivado por ela e com isso construir uma relação diferenciada com a linguagem e, consequentemente, tornar-se leitor e autor de textos competentes. Sexta-feira, 26/10 às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357.
 
27 DE OUTUBRO
O CORTIÇO. BRASIL SEC XIX A SEC XXI, UMA HISTÓRIA QUE AINDA NÃO PASSOU– Leitura dramatizada do texto adaptado do romance naturalista de Aloísio Azevedo. Sábado, 27/10 10h e às 14h. Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61,Tijuca.
 
ESCRIVIVÊNCIAS: ESCRITA CRIATIVA PARA PRODUÇÃO LITERÁRIA– Laboratório de escrita criativa, que objetiva trazer a tona memórias e experiências do cotidiano através da escrita literária. Sábado, 27/10, às 10h. Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.
30 DE OUTUBRO
OKAN, A CASA DE TODOS NÓS NARRATIVAS E ILUSTRAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS– Contação de história que fala da importância da memória, da identidade e leva a questionar sobre os valores humanos de pertencimento, o lugar de origem. Terça-feira, 30/10, às 10h e às 13h, no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180 – Praça Seca.
DR GRIOT – RECONTANDO A HISTÓRIA NARA BARCELLOS- Com intuito de promover a paz, o conhecimento ampliado, a paixão pela literatura e levar a cultura nacional para crianças, o projeto conta a nossa história através de mitos nacionais e contos africanos numa viagem ao tempo, estimulando a imaginação, a curiosidade e incitando as crianças a verem literatura como um instrumento para todo fim. Terça-feira, 30/10 às 10h e às 13h. Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá).
A RELAÇÃO COM O RIO NA LITERATURA DE RUBENS FIGUEIREDO-Encontro com autor renomado, premiado e reconhecido a fim de estimular leitores e também jovens escritores, mediado pelo jornalista Rodolfo Abreu. Terça-feira, 30/10, às 14h, na  Biblioteca João do Rio (Irajá) Avenida Monsenhor Félix 512.
DO FUNDO DO POÇO À RECUPERAÇÃO- O Projeto da autora Laura Maffei consistirá em apresentar seu livro como instrumento de prevenção e tratamento da dependência química, elucidando dúvidas e fazendo a prevenção de forma eficaz e descontraída. A autora, dependente química em recuperação há 21 anos é pedagoga com vasta experiência em tratamento e prevenção na base escolar. A abordagem é despreconceituosa, informal e  elucidativa, levando o público a uma reflexão sobre o tema, suas consequências e a importância de sua participação como multiplicador de prevenção na sociedade. Terça-feira, 30/10, às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357.
ENCONTRO DE GENTILEZAS-Traz a proposta de integrar a literatura com a promoção de gentilezas no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, que vem sofrendo visceralmente com a violência urbana. Apresenta o jovem escritor Abhay Zukoski, autor do livro GENTILEZAS, que traz relatos de várias experiências vividas na cidade que reverberam a importância da solidariedade, das gentilezas diárias. Como cadeirante, relata suas vivências positivas em praças da cidade, em trens e ônibus, bem como em ambientes culturais como antiquários e teatros. No encontro entre autores, Josué Soares, autor do texto do espetáculo POR GENTILEZA, apresenta a importância de atitudes de gentileza sob o viés do Profeta Gentileza pela Palavra e Iconografia que interfere não só na identidade visual do Rio de Janeiro, bem como em sua cultura e comportamento. Terça-feira, 30/10, às 14h. Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá) – Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim).
HISTÓRIAS DA ÁFRICA PARA CRIANÇAS – OGUM IGBO IGBO E O REI MOCHO –Narração de dois livros infantis que trazem contos da literatura oral africana, com figurinos que utilizam tecidos variados e materiais reutilizados e reciclados, remetendo aos países de origem das histórias narradas. Terça-feira, 30/10, 13h, na Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade – MEL).
ATIVIDADE DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:
LEITURA DRAMATIZADA: PAQUETÁ EM PROSA E VERSO –Resgate do encantamento de poetas e escritores que eternizaram a Ilha de Paquetá em poesia, romances, contos, crônicas e canções. Compartilhamento de textos favoritos do acervo paquetaense da Biblioteca Escolar Municipal (BEM) de Paquetá – Joaquim Manoel de Macedo, pelo Ateliê Literário Katia Pinno. Terça, 30/10, às 14h, na BEM de Paquetá – Rua Adelaide Alambari, 41.
31 DE OUTUBRO
BRINCADEIRAS E CANÇÕES INFANTIS AFRICANAS –Oficina direcionada ao público adulto, com objetivo de ensinar algumas brincadeiras recolhidas pelo autor Rogério Andrade Barbosa em diversos países africanos. Quarta-feira, 31/10, às 10h. Centro Cultural Municipal  Professora Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180, Praça Seca.
NA GINGA DO SAMBA: LENDO MEMÓRIAS AFRODIASPÓRICAS – A oficina propõe um passeio lúdico pela Pequena África carioca, tendo o samba como protagonista, a fim de inspirar mediadores de leitura e educadores em suas práticas, a partir da cultura popular. Quarta-feira, 31/10, às 10h. Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) – Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade – MEL).
ENCONTRO COM A AUTORA THAIS LINHARES – Um encontro autora premiada que falará do prazer da leitura das imagens, dos bastidores de como se ilustra uma obra, de onde vem as imagens, a relação com nossa cultura, sociedade e tempo. E o inestimável valor que isso tudo tem para a representatividade de nosso povo e de nós mesmos. Quarta-feira, 31/10, às 10h. Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá).
RIO DE JANEIRO, CIDADE DE TERROR E MEDO – A contação traz como proposta levar o espectador numa jornada por um Rio de Janeiro bem diferente do conhecido pelos cartões postais. Uma jornada que começa quando o dia acaba e a escuridão e o mistério abraçam seus habitantes. Diversas histórias de locais assombrados, lendas urbanas e creepypastas recheadas de surpresas. Quarta-feira, 31/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga (Campo Grande) Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº.
ÁFRICA E AFRODESCENTES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL – Palestra do autor Júlio Emílio Braz sobre sua obra voltada tanto para a divulgação da cultura africana quanto do cotidiano dos afrodescendentes na sociedade brasileira. O evento envolverá a abordagem de múltiplos aspectos atinentes à discussão do tema, valendo-se de várias obras do autor. Quarta-feira, 31/10 às 14h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.
NUMA FRAÇÃO DE SEGUNDOS: COMO RESSIGNIFICAR A VIDA – A autora Anna Claudia Ramos irá falar sobre o tema central do livro: superação, pois o personagem central da narrativa sofre um acidente e fica paraplégico. Irá contar como construiu este livro, como desenvolveu as pesquisas que fez com atletas paralímpicos, uma vez que o personagem se torna atleta e encontra no esporte a superação para sua vida. A ideia desse encontro também é fomentar o debate sobre o respeito às diferenças e sobre a questão da acessibilidade, a fim de que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária. Quarta-feira, 31/10 às 14h. Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357, Rio Comprido.
HÁ POESIA: DO ABANDONO AO SUBLIME – Encontro com a autora Ninfa Parreiras para tratar sobre a tentativa de ressignificar o resto, o lixo, o desprezado, tão presentes na nossa vida, ao caminhar pela cidade. A partir da leitura e reflexão sobre a obra “Donana e Titonho”, a autora vai discutir seu processo de criação e como a escrita pode ser um caminho na contramão da violência social. Quarta-feira, 31/10, às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61,Tijuca.
SARAU CULTURAL ROMÃ COM TRAVESSEIRO – Encontro literário realizado para crianças e adolescentes, com oficinas de poesia, bate-papos poéticos, mediação de leitura, desafios poéticos. E ao final, um Sarau com uma Batalhas de Poesia (poetry slam) apresentando possibilidades poéticas e estimulando potências criativas que impulsionem a expressão do afeto por meio da linguagem. Quarta, dia  31/10, às 14, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian.
ATIVIDADES DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:
OFICINA ESCREVENDO HISTÓRIAS -Dicas para escrever suas próprias histórias – Quarta, 31/10, às 14h na Biblioteca Escolar Municipal do Engenho Novo – Agripino Grieco – Rua 24 de maio, 1305.
SARAU DAS QUARTAS –Encontro com escritores, poetas, cordelistas com “degustação” de fragmentos de poesias, com a leitura de versos pelos funcionários do CASS e visitantes. Quarta-feira, 31/10, às 15h30, no Espaço de leitura Abgar Renault – Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 251, Cidade Nova.
 
1º DE NOVEMBRO
 
O CAMINHO DAS ESTÁTUAS– Apresentação de textos, poesias e músicas que marcaram grandes nomes que construíram nossa história literária e musical. Uma espécie de encontro na trilha cultural das estátuas que homenageiam os grandes artistas espalhados pela cidade, para o público jovem ou adulto que tenha interesse em conhecer um pouco mais da nossa poesia e de nossa música. Quinta, dia 01/11, às 10h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.
 
CONTANDO UMA HISTÓRIA CHICO REI RENATO LIMA – Cortejo com estandartes e frases do poema de Solano Trindade “Tem Gente com Fome”, com instrumentos de percussão, com o objetivo de despertar e aguçar o imaginário das crianças e adolescentes e levá los para o acontecimento da história. Quinta-feira, 01/11, às 10h e às 13h. Espaço de leitura Fernando Sabino (Santa Cruz) – GUANDU Praça do Lote 219, Santa Cruz (Lona Cultural Municipal Sandra de Sá).
 
HISTÓRIAS FANTÁSTICAS QUE CRUZARAM O MUNDO – Histórias vindas de várias partes do mundo, não possuem autor determinado e que viajaram de boca em boca, dormiram na cabeça de alguns narradores e que serão contadas com corpo e a voz. Quinta-feira, 01/11, às 10h e às 13h, na Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador) Praça Danaides s/nº, Cocotá.
POEMAPA CARIOCA: PUBLICANDO CAMINHOS– Oficina prática de Zines (pequenas publicações artesanais feitas em número restrito), com o tema “Poemapa carioca – publicando caminhos”, onde cada participante será convidado a escrever um verso sobre sua rua, produzindo um olhar poético e ressignificando espaços. Quinta-feira, 01/11, às 14h, na Biblioteca José de Alencar (Santa Teresa) – Rua Monte Alegre, 306.
 
PROTEGENDO NOSSAS CRIANÇAS POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL: “NÃO ME TOCA, SEU BOBOCA!” – Apresentação do livro “Não me toca, seu boboca!” da escritora Andrea Viviana Taubman, com ilustrações de Thais Linhares, vencedor do Prêmio Neide Castanha 2018 na categoria “Produção de Conhecimento” (Aletria/2017) para educadores (professores, bibliotecários, psicólogos, pedagogos, pais ou responsáveis, etc.) Quinta-feira, 01/11, às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61.
HISTÓRIAS DA ÁFRICA PARA CRIANÇAS – OGUM IGBO IGBO E O REI MOCHO –Narração de dois livros infantis que trazem contos da literatura oral africana, com figurinos que utilizam tecidos variados e materiais reutilizados e reciclados, remetendo aos países de origem das histórias narradas. Quinta-feira, 1º/11, às 13h, na Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade – MEL).
4 DE NOVEMBRO
TRIBUTO A ZÉ ZUCA E SUA RÁDIO MALUCA, VIVA A LITERATURA PARA A CRIANÇA!- A apresentação será na forma de um grande programa de auditório como era a programação da Radio Maluca. Um grande espetáculo que estimula a participação das crianças, trazendo um conteúdo dedicado a infância, alinhando a literatura com outras linguagens artísticas. Domingo, 04/11 às 16h no Centro da Música Carioca Artur da Távola – Rua Conde de Bonfim, 824 -Tijuca.
5 DE NOVEMBRO
COMO O MERCADO EDITORIAL E AS EDITORAS DE LIVROS FUNCIONAM?- Aborda a ação dos grandes grupos editoriais estrangeiros, fusões, aquisição de selos e de pequenas editoras; a cultura de hits x cultura de nichos de mercado; dinâmicas da pequena, média e grande editora; formação de catálogo: a escolha dos títulos, autores e projetos; agentes literários; linhas editoriais e captação de originais. Segunda-feira, 05/11, às 10h. Biblioteca Machado de Assis ( Botafogo) – Rua Farani 53.
KAZOO-A Roda de histórias com enfoque na expressão física. Uma metodologia para a fabulação, com corpo e voz em função da narração que possibilitam imagens poéticas que ilustram as histórias. Segunda-feira, 05/11, às 10h e às 13h, na Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador) Praça Danaides s/nº, Cocotá.
O DESASSOSSEGO DO LEITOR: A INTERNET ESTÁ MINANDO A PAIXÃO DE LER? – Palestra com finalidade de discutir a respeito das consequências dos atuais modos de realização da leitura, cada vez mais fragmentada, mobilizada pela internet. Segunda-feira, 05/11, às 14h. Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga (Campo Grande) – Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº.
CENÁRIOS DO RIO: FANTASIA, AVENTURA, MISTÉRIOS e LITERATURA!- E encontro com o escritor Luiz Antonio Aguiar, que tratará de Literatura POP como fantasia, aventura, mistério e outros tendo como cenários o Rio de Janeiro. Segunda-feira, 05/11, às 14h, na Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá) Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim).
ATIVIDADE DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:
LIVROS NA PRAÇA -Distribuição de livros na Praça Chaim Weizmann, visando apresentar a Biblioteca aos frequentadores do local no horário do almoço. Homenagem ao Dia da Cultura. Segunda, 05/11, às 12h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo). Rua Farani, 53.
6 DE NOVEMBRO
RITMAR PALAVRAS, MUSICAR O CORPO E COLORIR O MUNDO. TRILHAS LITERÁRIAS PARA A INFÂNCIA. QUALIFICAÇÃO, ATUALIZAÇÃO DE PROFESSOR(AS)ES– A oficina objetiva desenvolver as práticas de leitura, de escrita, de mediação e de formação cultural, a partir do livro “Jogando com o Samba”, da autora Dayse Angela do Nascimento Azevedo. Terça-feira, 06/11, às 10h. Centro Cultural Municipal  Professora Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180, Praça Seca.
HISTÓRIAS EM MOVIMENTO– Oficina destinada ao público infantil, que tem como objetivo incentivar a leitura através da arte teatro de bonecos de forma criativa e prazerosa. As crianças vão criar peças através de histórias que falam das ruas do Rio de Janeiro e seus personagens mais marcantes. Terça-feira, 06/11, às 10h. Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) – Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade – MEL).
FLORESTA ENCANTADA – O espetáculo com bonecos, músicas, adivinhações e outras brincadeiras populares, em que os protagonistas superam as dificuldades encontradas pelo caminho com muita esperteza, buscando sempre uma relação harmônica com o meio ambiente. O espetáculo interage com o público, que é estimulado a se tornar personagem das histórias, descobrindo os encantos da floresta e vencendo os desafios junto com os protagonistas. Terça-feira, 06/11, às 10h às 13h, no Espaço de leitura Fernando Sabino (Santa Cruz) – GUANDU, Praça do Lote 219, Santa Cruz (Lona Cultural Municipal Sandra de Sá).
MIRELA E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER – AS CONQUISTAS FEMINISTAS DE ONTEM, HOJE E AMANHÃ -Leitura dramatizada, em forma de jogral*, do livro infantil “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”, encenada pela autora Ana Prestes e sua filha, Helena, que incorpora a personagem do livro. Terça-feira, 06/11 às 14h na Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga (Campo Grande) Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº.
DIVERSIDADE CULTURAL NA LITERATURA COMO ARTE – Em formato de palestra-oficina, será abordado o tema diversidade cultural na literatura infantil: cultura afro, indígena e diversidade religiosa e de gênero. Terça-feira, 06/11, às 14h. Espaço de Leitura Jorge Amado – Rua Ivanildo Alves, s/nº, Complexo da Maré (Lona Cultural Municipal Herbert Vianna).
ENCONTRO COM A ESCRITORA SANDRA PINA – Bate-papo com a escritora que apresentará os seus livros histórias têm uma relação direta com a cidade do Rio de Janeiro. Quarta-feira, 06/11, às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61.
O SUBÚRBIO DO REPINIQUE AO CLIQUE– Encontro literário com mesa de debate com dois professores de História e escritores atentos ao subúrbio carioca: Luiz Antonio Simas e Vitor Almeida, com mediação de Eduardo Ramos. Leituras e conversas sobre a História ligada às suas histórias de vida na Periferia. A classificação indicativa da atividade é de 14 anos, tendo como público-alvo historiadores, arte-educadores, gestores sociais, escritores, músicos, sociólogos e estudantes de Ciências Sociais, professores e estudantes de pedagogia, entre outros. Terça-feira, 06/11, às 14h. Biblioteca João do Rio (Irajá) – Avenida Monsenhor Félix 512.
7 DE NOVEMBRO
ARANDU LENDAS AMAZÔNICAS – ARANDU LENDAS AMAZÔNICAS- Apresentação interativa de lendas, mediação de leitura, pintura corporal indígena e dança toré para a interação, socialização e desenvolvimento da sensibilidade. Quarta-feira, 7/11 às 14h. Memorial Getúlio Vargas – Praça Luís de Camões, S/N – Glória
OFICINA DE LIVROS ARTESANAIS_TÉCNICA DA CARTONERA –A oficina tem como proposta a difusão da técnica de criação de cartoneras (técnica muito utilizada em países da América Latina), utilizando a linguagem da literatura e das colagens como elemento central para o desenvolvimento de livros artesanais, feitos com papelão. Quarta-feira, 07/11, às 14h. Centro de Artes Calouste Gulbenkian – Rua Benedito Hipólito 125, Praça XI.
8 DE NOVEMBRO
HISTÓRIAS QUE O VENTO TROUXE – Contação de histórias com fantoches, máscaras e dramatização teatral. Quinta-feira, 08/11, às 10h e às 13h, no  Espaço de leitura Fernando Sabino (Santa Cruz) – GUANDU Praça do Lote 219, Santa Cruz (Lona Cultural Municipal Sandra de Sá).
BIBLIOCICLETA- Intervenções artísticas com uma biblioteca itinerante. Quinta-feira, 08/11 às 14h, na  Biblioteca João do Rio (Irajá) Avenida Monsenhor Félix 512.
AS HISTÓRIAS QUE AS ILUSTRAÇÕES NOS CONTAM – ANIELIZABETH BEZERRA CRUZ- Encontro com a Ilustradora que nos falará sobre “Como nascem as ilustrações?”, “de onde vêm as ideias?”, como iniciou a sua caminhada artística até começar a publicar. O bate-papo será entremeado com o manuseio de alguns de seus livros e de alguns originais. Quinta-feira, 08/11, às 14h, no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180 – Jacarepaguá.
CONTANDO HISTÓRIAS E AQUARELANDO A VIDA -Gizele Santos, contadora de histórias, apresentará os livros ilustrados por Zeca Dâmaso, que desenvolverá, com ampla participação dos presentes, uma breve oficina de ilustração, destacando a técnica de aquarelas. Quinta-feira, 08/11 às 14h – Biblioteca José de Alencar (Santa Teresa) Rua Monte Alegre, 306 (Centro Cultural Laurinda Santos Lobo).
A LÍNGUA TUPI COMO RITUAL-  Apresentação que traz o ritual sagrado na língua ze’egte a arte do povo Guajajara para a cidade do Rio de Janeiro. Quinta-feira, 8/11 às 15h na Biblioteca João do Rio (Irajá) – Avenida Monsenhor Félix 512.
ATIVIDADES DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:
AGREGANDO: ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS -Encontro para promover a troca de experiências, além de exercitar as técnicas de contação e pesquisa de repertório. Quinta, 08/11, às 14h, na Biblioteca Machado de Assis (Botafogo). Rua Farani, 53.
QUINTAS AFETIVAS- Roda de leitura para resgata da oralidade, da memória e da afetividade das narrativas de tradição oral. Em parceria com a Creche Institucional Paulo Niemeyer, Sônia Lima aborda como temáticas os valores, a cultura e a diversidade presente nas histórias de tradição oral. Quarta-feira, 08/11, às 15h30, no Espaço de leitura Abgar Renault – Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 251, Cidade Nova.
 
9 de NOVEMBRO
PALCO LITERÁRIO/ O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS- apresentação do livro de Lima Barreto, visando a difusão de autores consagrados e o incentivo à leitura, além de promover reflexões acerca de temas abordados nas obras, traçando paralelos com o contexto atual de nosso país, seguido de um debate, para estudantes de escolas públicas e toda a população em geral. Sexta-feira, 09/11 às 10h. Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá).
O ÍNDIO E A ÁRVORE DA BATATA FRITA-Roda de Contação da história que fala das diferenças culturais povos indígenas e cidade grande, contadas com peças cenográficas, músicas e tambor. Sexta-feira, 09/11 às 10h e às 13h no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá – Rua Barão, 1180 – Praça Seca.
O RIO TEM MUITA HISTÓRIA- Espetáculo que reúne contos e lendas, poesias e brincadeiras da literatura oral, acompanhados de cantigas populares tradicionais do estado do Rio Janeiro e mais fortemente da capital. Será realizado de forma interativa, onde o público é convidado a participar seja diretamente das histórias, ou acompanhando e dançando algumas cantigas de roda, do povo guarani, de folias de reis, jongo, samba e ainda participando de brincadeiras literárias populares como adivinhas, trava-línguas dentre outras que se mantém vivas na oralidade do carioca. Sexta-feira, 09/11 às 10h e às 14h. na Biblioteca José de Alencar (Santa Teresa) Rua Monte Alegre, 306.(Centro Cultural Laurinda Santos Lobo).
 
PANORAMA VISTO DA PORTA – ENCONTRO COM AYDANO ANDRÉ MOTTA – O roteiro do debate é inteiramente construído a partir do livro “da minha porta vejo o mundo”, que conta com fotos de Paulo Marcos de Mendonça Lima. A publicação também teve a colaboração do jornalista Maurício Fonseca. Haverá sorteio de livro do autor. Sexta-feira, 09/11, às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357.
 
LITERACIDADE-Encontro literário que debate a identidade cultural do Rio de Janeiro com a escritora Eliana Alves Cruz, que apresenta seu livro O crime do Cais do Valongo (Editora Malê) e o pesquisador Vagner Amaro, que apresenta o livro, organizado por ele, Lima Barreto para jovens leitores (Editora Autêntica). A dinâmica do encontro consiste em bate-papo mediado e participação da plateia com perguntas. Sexta-feira, 09/11 às 14h. Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Museu da Escravidão e da Liberdade – MEL).
LEITURAS IMPERDÍVEIS- Momentos informais de leitura e conversa com leitores, com escritores e especialistas em literatura. Com a participação do premiado contista João Paulo Vaz e a jornalista, escritora, também premiada, Marta Barcellos, para conversar sobre Trilhas literárias e identidades culturais, por meio do enredo de suas obras. Sexta-feira, 09/11, às 15h. Biblioteca Machado de Assis. Rua Farani, 53 Botafogo.
ATIVIDADE DE ADESÃO À CAMPANHA PAIXÃO DE LER:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CLAUDIA GOMES – Sexta, 09/11, às 10h, na Biblioteca Escolar Municipal do Engenho Novo – Agripino Grieco – Rua 24 de maio, 1305.
10 DE NOVEMBRO
MEU CORPO É POESIA- Breve exposição sobre o que é cultura surda e em seguida, um “slam”: declamação de poesia em português e em LIBRAS; ao fim, o palco estará aberto para a livre expressão da pessoa surda. Sábado, 10/11 às 10h. Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador) Praça Danaides s/nº, Cocotá.
LEITURA DRAMATIZADA “AMOR POR ANEXINS OU UMA CONSULTA”- Leitura dramatizada da história construída de jogos de palavras e ditados populares. Além de mostrar os costumes de uma época gloriosa do Rio de Janeiro, promove uma reflexão bem-humorada sobre amor, ambição, dinheiro e casamento. Sábado, 10/11, às  10h e às 14h, na Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca) Rua Guapeni 61.
SARAU DIVERSOS POEMAS CLÁSSICOS NA VOZ DE MULHERES DO SÉCULO XXI – Encontro de mulheres para a interpretação de textos que revelam a alma feminina com objetivo de apresentar, através da palavra, um panorama da luta da mulher através da história. O espetáculo reunirá mulheres marcantes na sociedade: uma professora, uma escritora, uma dançarina, uma atriz , uma contadora de histórias, uma ativista do movimento negro e uma ilustradora através de perfomances com apresentação de poemas, de mediação de leitura e  interpretação de canções. Ao final, sorteio de livros de escritores como Andrea Teles, Norma Rosa Lima, e Anamô Soares. Sábado, 10/11, às 13h. Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.
11 de NOVEMBRO
SARAU CIGANO– Divulgação da Cultura Cigana através das apresentações de música, dança e poesia, com plena interação do público, que acompanhará a programação com um livreto contendo todas as músicas e poesias. Domingo, 11/11, às 10h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. – Rua Barão, 1180 – Praça Seca.
CANTANDO SYLVIA ORTHOF -Show/espetáculo de poemas de musicados Sylvia Orthof por Marco Aurêh. Tem como compromisso o respeito à criança como ser que pensa, sente e se expressa por meio da arte. Conduz o espectador por uma lúdica viagem musical percorrendo as regiões do Brasil num trem imaginário, guiado pelo boneco Zé Vagão (cujo nome homenageia o último texto teatral de Sylvia Orthof, Zé Vagão da roda fina e sua mãe Leopoldina). Domingo, 11/11 às 16h. Centro da Música Carioca Artur da Távola Endereço Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca.
 
 
 
*Atenção: a programação poderá sofrer alterações sem aviso prévio.
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

×
Ola
Mande sua noticia